quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Seus pés necessitam de cuidados especiais.


A dor no pé é muito comum. Cerca de 75% de pessoas no Brasil têm dor no pé em algum momento de suas vidas. A sua causa é devido aos sapatos que não se encaixam corretamente.
O pé é uma estrutura complexa de 26 ossos e 33 articulações, em camadas com um entrelaçamento de mais de 120 músculos, ligamentos e nervos. Servindo para as seguintes funções:
  • Suporta o peso
  • Age como um amortecedor
  • Serve como uma alavanca para impulsionar a perna para frente
  • Ajuda a manter o equilíbrio, ajustando o corpo para superfícies irregulares
O fato dos pés serem muito pequenos em comparação com o resto do corpo, o impacto de cada passo exerce uma força tremenda em cima deles. Esta força é cerca de 50% maior do que o peso do corpo da pessoa. Durante um dia típico, as pessoas gastam cerca de 4 horas em seus pés e tomar 8.000 - 10.000 passos. Isto significa que os pés de apoio, uma força combinada equivalente a várias centenas de toneladas todos os dias.

PROBLEMAS NOS PÉS E SUAS LOCALIZAÇÕES













A dor no pé geralmente começa em um dos três locais: nos dedos dos pés, a parte dianteira do pé, ou o retropé.
Nos dedos dos pés. Sua causa ocorre mais freqüentemente por causa da pressão imposta pelo mal ajustamento dos sapatos.
Antepé. É a parte da frente do pé. Dor que geralmente envolve um grupo de ossos. 
No retropé. O retropé é a parte de trás do pé. Dor que se estende a partir do calcanhar, através da sola (conhecida como a superfície plantar), para a articulação metatarsofalangiana.














DoR NO PÉ DEVIDO A CONDIÇÕES MÉDICAS

Condições artríticas. condições artríticas, particularmente osteoartrite e gota, podem causar dor no pé. Embora a artrite reumatóide quase sempre desenvolve na mão, a do pé também pode ser afetada.
Diabetes. Diabetes é uma importante causa de distúrbios graves do pé.
Obesidade. A obesidade pode causar dor no pé e tornozelo.
Gravidez. A gravidez pode causar acúmulo de líquido e os pés inchados. O aumento de peso e desequilíbrio da gravidez contribuem para o estresse do pé.
Medicamentos. Alguns medicamentos, como a calcitonina e drogas usadas para a hipertensão arterial, pode causar inchaço nos pés.

Fatores de Risco

Um fator de risco é algo que aumenta suas chances de adquirir um problema no pé.
Exemplos:

IDADE


Os idosos tem risco muito elevado para problemas nos pés. Conforme você envelhece, seus pés alargam e achatam, e o preenchimento de gordura na sola do pé desgasta. A pele dos pés torna-se também ressecada. A dor no pé, em adultos mais velhos, pode ser o primeiro sinal das condições relacionadas à idade, tais como artrite, diabetes e doenças circulatórias. Os problemas nos pés também podem prejudicar o equilíbrio e função nessa faixa etária.

GÊNERO


As mulheres tem maiores riscos do que os homens para ter problemas graves, principalmente por causa de sapatos de salto alto. A dor no pé parece ser uma das principais causas de incapacidade geral em mulheres idosas.

ESPORTES E DANÇA













Pessoas que praticam exercícios físicos de alto impacto aeróbico regularmente, estão sujeitos a adquirir fascite plantar, esporão de calcanhar, tendinite de aquiles e fraturas por estresse.

GANHO DE PESO




Ganho de peso coloca uma pressão adicional sobre os pés e podem levar a ter lesões nos pés ou tornozelo. A pressão sobre os tecidos moles e articulações do pé em pessoas com sobrepeso aumenta a probabilidade de desenvolver fascite plantar e tendinite.

Cuidados especiais


  • Não use sapatos que estão muito apertadas ou muito soltos. Usar sapatos bem acolchoados com os dedos livres. 
  • Use meias grossas para absorver a pressão, mas que não sejam meias apertadas.
  • Aplicar vaselina ou creme de lanolina para os pés em calos ou calosidades para amaciá-los.
  • Use protetores em gel para diminuir a pressão e o atrito. Eles estão disponíveis em lojas especializadas e farmácias.
  • Higieniza-los diariamente escovando as unhas com uma escovinha especial.
  • Hidratar com creme específico diariamente.
  • Ir ao podólogo uma vez ao mês.






Salua Sayegh (27) 9986-1555/ 8178-3212



terça-feira, 15 de novembro de 2011

Salua Sayegh Podologia - Praia do Suá e Praia da Costa: O que é metatarsalgia?

Salua Sayegh Podologia - Praia do Suá e Praia da Costa: O que é metatarsalgia?: Metatarsalgia ocorre normalmente ao se fazer atividades de suporte de peso, tais como correr e saltar. Pode ocorrer também com o uso de ...

O que é metatarsalgia?



Metatarsalgia: Illustration


Metatarsalgia ocorre normalmente ao se fazer atividades de suporte de peso, tais como correr e saltar. Pode ocorrer também com o uso de sapatos novos, principalmente de salto alto.
Quais são os sintomas mais comuns? 
Os sintomas incluem dor no peito do pé, especialmente sobre os ossos através da movimentação.
Como é feito o diagnóstico?
Seu médico irá examinar o seu pé e poderá pedir um raio X para ver se algum osso está fraturado. Caso você tenha metatarsalgia, não mostrará nenhuma ruptura no raio X.
Como é o tratamento?
Tomar medicamento anti-inflamatória, como ibuprofeno, ou outros conforme indicação médica. Seu médico poderá recomendar palmilhas ou órteses. A órtese pode ser comprada em lojas especializadas ou pode ser feita sob medida. Manter repouso enquanto estiver tratando a lesão. 
O tempo de recuperação vai depender de muitos fatores, como sua idade, saúde e se anteriormente já teve alguma lesão. O tempo de recuperação depende também da gravidade da lesão. Se ador for leve, a recuperação levará poucos dias a algumas semanas, enquanto que na dor aguda levará semanas para a recuperação.
Quando voltar as atividades normais?
Cada um recupera sua lesão em ritmo diferente. Em geral quanto mais tempo os sintomas persistirem, mais tempo vai demorar pra sua melhora. O objetivo da reabilitação é o retorno às atividades normais o mais rápido e seguramente possível. Se retornar fora do tempo, poderá agravar a lesão. Veja se o movimento e  força do pé lesionado é o mesmo do pé sadio e se ao andar em linha reta sente dor.
Para evitar um novo aparecimento da lesão, procure usar calçados confortáveis que proporcione amortecimento para seus pés.