Metatarsalgia ocorre normalmente ao se fazer atividades de suporte de peso, tais como correr e saltar. Pode ocorrer também com o uso de sapatos novos, principalmente de salto alto.
Quais são os sintomas mais comuns?
Os sintomas incluem dor no peito do pé, especialmente sobre os ossos através da movimentação.
Como é feito o diagnóstico?
Seu médico irá examinar o seu pé e poderá pedir um raio X para ver se algum osso está fraturado. Caso você tenha metatarsalgia, não mostrará nenhuma ruptura no raio X.
Como é o tratamento?
Tomar medicamento anti-inflamatória, como ibuprofeno, ou outros conforme indicação médica. Seu médico poderá recomendar palmilhas ou órteses. A órtese pode ser comprada em lojas especializadas ou pode ser feita sob medida. Manter repouso enquanto estiver tratando a lesão.
O tempo de recuperação vai depender de muitos fatores, como sua idade, saúde e se anteriormente já teve alguma lesão. O tempo de recuperação depende também da gravidade da lesão. Se ador for leve, a recuperação levará poucos dias a algumas semanas, enquanto que na dor aguda levará semanas para a recuperação.
Quando voltar as atividades normais?
Cada um recupera sua lesão em ritmo diferente. Em geral quanto mais tempo os sintomas persistirem, mais tempo vai demorar pra sua melhora. O objetivo da reabilitação é o retorno às atividades normais o mais rápido e seguramente possível. Se retornar fora do tempo, poderá agravar a lesão. Veja se o movimento e força do pé lesionado é o mesmo do pé sadio e se ao andar em linha reta sente dor.
Para evitar um novo aparecimento da lesão, procure usar calçados confortáveis que proporcione amortecimento para seus pés.
Visite mensalmente um podólogo.
ResponderExcluir