sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Matéria no Folha Vitória sobre o cuidado com os pés no verão.



Minha colaboração na matéria no Folha Vitória. 
24/11/2013 às 9h45 - Atualizado em 24/11/2013 às 9h46

Cuidados com os pés: fuja dos inchaços e ressecamento no verão

Thamiris Guidoni
Redação Folha Vitória

 
DivulgaçãoMuita gente só repara neles quando o calo aperta, uma ferida aparece, a unha encrava ou o odor começa a incomodar demais. Mas não deveria ser assim, afinal, os pés requerem muitos cuidados como qualquer outra parte do corpo.
Com o início do calor, o uso de sandálias ou calçados abertos faz com que a atenção se volte para eles. E é nesse momento que a maioria das pessoas redobra a preocupação com o aparecimento de micoses, ressecamentos e rachaduras. E para evitar esse ressecamento e infecções nos pés e unhas, os cuidados diários são a melhor saída.
Com a chegada da estação mais quente do ano, cuidar dos pés é ainda mais importante, pois eles tendem a ficar mais expostos às agressões externas, já que a mulherada usa sapatos mais abertos nessa época do ano.
Ao contrário do que muitos pensam, os pés devem ser cuidados com frequência para evitar certos incômodos. Esse descuido pode causar além de ressecamento, odores fortes, rachaduras e até sangramentos.
Então que tal acabar com isso e cuidar dos pés como eles merecem? Afinal, são eles que te carregam todos os dias, pra cima e pra baixo.
Veja o que diz a podóloga Salua Sayegh:
Nossa saúde começa pelos pés, mas muitos se esquecem deste detalhe e deixam que aqueles que nos carregam o dia inteiro acabem sofrendo com males comuns, como unhas encravadas e calos, que podem ser tratados e também evitados com disciplina e cuidados.
Para ter os pés bonitos e saudáveis precisamos dedicar um tempinho especial para eles. No verão a atenção deve ser redobrada pois, a exposição aumenta com o sol, a areia e a água do mar. Jamais fique descalço em banheiros públicos ou que não seja de seu uso habitual. Evite saunas e piscinas públicas. Micoses, bicho-de-pé (Tunga Penetrans), alergias e bicho geográfico são mais incidentes no verão.
O importante é que, se perceberem qualquer alteração, procurem um profissional para um tratamento precoce, evitando o agravamento do problema e o surgimento de infecções graves.
O podólogo é um profissional na área da saúde com capacidade para tratar de casos em diferentes níveis de patologia e orientar com medidas de prevenção. Neste verão não negligencie!
Confira algumas dicas interessantes para manter os pés macios e bem cuidados:
Para quem precisa usar tênis constantemente, é necessário utilizar meias de boa qualidade, de preferência de algodão. Essas meias são ótimas, pois absorvem a transpiração e protegem os pés de fungos e bactérias que causam mau cheiro e micoses.
É muito importante secar e arejar os calçados depois de usá-los, deixando por pelo menos duas horas em um local aberto e bem ventilado.
Após fazer a higienização correta, o uso de cremes hidratantes (principalmente aqueles à base de uréia) deixa a pele dos pés mais macia e evita rachaduras. Entretanto, fique atento ao excesso de hidratante entre os dedos e nos cantinhos das unhas, pois isso serve de porta de entrada para os fungos.
Opte por calçados feitos de couro natural e forrados.
Se você transpira muito nos pés, não deixe de usar pó-pédico, anticéptico ou desodorante próprios.
Evite calçar sapatos fechados imediatamente após o banho. Espere ao menos uma hora.
Apare as unhas, em média, a cada 15 dias, usando tesoura, alicate ou lixas. O corte deve ser reto, sem retirar os cantos para evitar que encravem.
Não deixe que as unhas fiquem muito compridas, pois, nesse caso, podem acumular resíduos e facilitar a infecção.
Para as mulheres
Se for necessário utilizar sapatos sociais de salto, opte por modelos adequados ao formato do seu pé, que não apertem, evitando a formação de bolhas, calosidades ou até mesmo deformidades, como o joanete.
Se possível, deixe as unhas sem esmalte por um dia na semana e hidrate-as com óleos apropriados
Fonte:
http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2013/11/cuidados-com-os-pes-fuja-dos-inchacos-e-ressecamento-no-verao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário