terça-feira, 13 de maio de 2014

Calos e Calosidades


Funções do Pé
O pé é o principal suporte do peso do corpo. Basicamente tem duas funções distintas: uma em estática (quando o indivíduo se encontra parado e de pé), e outra em dinâmica (quando o indivíduo se encontra em movimento).
A função em estática diz respeito à distribuição de forças que o peso do corpo faz incidir sobre os pés.

A função em dinâmica é bastante complexa, porque engloba o estudo da mecânica dos pés e de todo o corpo (biomecânica), mas de uma forma básica pode ser descrita como um “motor ativo”, já que permite a propulsão, o caminhar, o correr, o saltar etc.
A função dinâmica é também amortecedora das pressões que chegam ao pé durante a marcha, a corrida e o salto. Por permitir a adaptação a movimentos complexos e especializados, o pé pode ser chamado de “técnico especializado.”
Como se pode ver, o pé é uma estrutura de enorme importância para o nosso corpo, permitindo a interação do corpo com o solo e com o meio que nos rodeia, tornando-nos capazes de executar movimentos e de captar e perceber estímulos, que nos são enviados pelo exterior. Todas essas partes estão interligadas através de tecidos conjuntivos, vasos sangüíneos e nervos, sendo todo esse complexo revestido por camadas de pele.

A Pele
A pele é um órgão que determina o limite com o meio externo e exerce diversas funções, tais como a defesa e a proteção contra as funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, respectivamente (da mais externa para mais profunda). A epiderme, ao ser agredida, tem uma reação de engrossamento, provocando morte do tecido e morte celular, quando se dará um espessamento das células mortas como defesa das camadas mais profundas, o que ocasionará o surgimento de calos ou calosidades.

Formação do Calo
Quando, por razões externas (aumento do peso corporal, ação dos calçados, hábito de caminhar intenso) ou, à medida que envelhecemos, os pés aumentam em sua medida, e continuamos a usar o mesmo tamanho de calçado. Se o calçado for estreito e de número menor que o tamanho dos pés, podem surgir calos devido ao afunilamento do calçado que empurra os pododáctilos (dedos), ocasionando pressão e atrito constante sobre a pele ou por razões internas (presença de irregularidades ósseas congênitas ou adquiridas), ocorre o aumento da pressão, acelera-se a formação de queratoses (calosidades), que recobrem a região comprometida.
Obs.: A queratose é uma reação cutânea desenvolvida como resposta a um estímulo de pressão local. Varia quanto ao tamanho,quanto à resistência e localização, no entanto, é sempre devida ao mesmo motivo: a pressão intensa (ou hiperpressão).

O Motivo da Dor
A dor é desencadeada devido à pressão ou atrito que ocorre nos calos. As células que dão a origem a estas formações endurecidas estão mortas. Já a pressão e o atrito nas camadas de “pele viva” (derme e hipoderme), que estão abaixo da epiderme, contêm vasos sangüíneos e terminações nervosas.

Quando o calo sofre uma pressão, a dor é transmitida através da medula espinhal até o cérebro. A hiperqueratose (calo) é um tecido mais rígido e duro que o tecido vivo (normal) da epiderme onde está fortemente fixado.
Mudança de Clima (tempo)
Toda matéria tem a capacidade de reação relativa à temperatura a qual é exposta, ou seja, aquecendo-se ela se dilata, esfriando-se ela se contrai, obedecendo a uma lei da física. A hiperqueratose (calo) é um tecido mais rígido e duro, que o tecido vivo (normal) da epiderme, onde esta fortemente fixado. FOTO 3 B Assim sendo, quando há alterações climáticas bruscas, a dilatação ou contração desse tecido agregado passa a ter proporções diferentes, conseqüentemente provoca sensações desagradáveis,que são captadas pelos terminais nervosos levando-as para o cérebro em forma de dor.

Tipos de Calos
Há vários tipos de calos: duro, mole interdigital, vascular, periungueal, neurovascular, miliar, dorsal, millet e sub-ungueal. Pode se localizar em áreas de atrito, como em articulações dorsais dos pododáctilos, joanetes, hallux valgus, (quando o primeiro pododáctilo -dedão- é deformado, em sua lateral, pelo desvio rotacional e pelo desvio angular em direção ao segundo pododáctilo), em região metatársica, extremidade distal dos pododáctilos, sesamóides e tendões. É comum no dorso dos pododáctilos devido a deformações, causando a formação do dedo em “martelo, baqueta, ou em garra”. Com o uso de calçado apertado, salto alto e bico fino, onde os pododáctilos são comprimidos, a articulação interfalangiana sobressai dorsalmente, causando alteração anatômica.

No joanete, surge devido a uma protuberância que se forma no metatarsiano do primeiro pododáctilo por achar-se em ligeiro desvio. O surgimento do joanete muitas vezes é por pré-disposição genética, embora o problema possa aparecer ou se agravar com o uso de calçados inadequados. O calo em extremidade distal dos pododáctilos é produzido geralmente no dedo de maior comprimento. O calo periungueal é formado nas bordas laterais do sulco ungueal, devido à pressão da unha, e o calo interdigital é formado devido ao aumento da base da falange do pododáctilo, o que gera uma pressão exagerada da pele com o osso. Ao mesmo tempo, o excesso de transpiração faz com que a pele se macere formando um calo mole. O calo subungueal é formado geralmente devido à pressão sobre a unha, onde geralmente se formam pontos escuros. Não devemos confundir calo com verruga plantar.
Tratamento Podológico:
A cura definitiva dos calos depende de dois fatores:
1º.: Diagnosticar a(s) causa(s);

2º.: Obter a colaboração do paciente. Não se obtendo os dois fatores mencionados, então indicamos o tratamento conservador, que consiste em desbastamento periódico da hiperqueratose e remoção do núcleo.
Dessa forma, haverá alívio da dor por um determinado tempo. Quando houver abscesso (pus) deverá ser drenado e, muitas vezes, encaminhado ao médico.
Prof° Orlando Madella

Fonte: http: www.revistapersonalite.com.br


Tratamentos:
- UNHA ENCRAVADA;
- ÓRTESE PARA CORREÇÃO DE UNHA;
- CALOS E CALOSIDADES;
- VERRUGA PLANTAR;
- AUXÍLIO NO TRATAMENTO EM PÉ DIABÉTICO;
- TRATAMENTO DE MICOSE;
- RACHADURAS E FISSURAS.

Diferenciais:
- PROFISSIONAL ALTAMENTE CAPACITADA
- TRATAMENTO COM LASER 
- MATERIAL AUTOCLAVADO

Além de tudo isso você pode contar com:
- ÓTIMA LOCALIZAÇÃO;
- ESTACIONAMENTO PRÓPRIO
- CONEXÃO À INTERNET VIA WIRELESS GRATUITA;
- EXCELENTE ESPAÇO PARA ATENDIMENTO.

Vitória - Praia do Suá
Rua Ulisses Sarmento, 24 sala 507
Ed. Leon Trade Center


(27) 3042 7444

ou direto com a proprietária (27) 9 9986 1555

Nenhum comentário:

Postar um comentário