sábado, 24 de agosto de 2013

História da Podologia. Marie Antoinette - L'Art de soigner les Pieds (A arte de tratar os pés).


 Você sabia que calos doloridos e unha encravada vem desde o século 18?


Esta gravura intitulada "Corn Doctor" de 1793 retrata essa realidade.


A narrativa diz:  "Senhora, não há um profissional nesta região da Europa que retire um calo com delicadeza e segurança como eu faço"

- "Oh! Muito obrigada – essa sua delicadeza – você foi muito ríspido - Você me machucou seu  atrapalhado - Você é um pedicuro!! Susan teria feito melhor - Se você não levantar acampamento imediatamente eu vou arrancar todo o cabelo da sua cabeça ".

Para o meu antepassado Richard, o cuidado com os pés aparentemente não era prioridade - ele lavava os pés raramente.


Por volta do século 18 foram aparecendo livros sobre o assunto de podologia - incluindo este esplendoroso livro que pertence a Marie Antoinette datado de 1782, intitulada L'Art de soigner les Pieds (A arte de tratar os pés). 


E, como na época não existia Catálogos com páginas amarelas, eles divulgavam o trabalho através de um cartão de visita como este:

(Cortesia  de © Mary Evans Picture Library).

   


Outra informação entre os documentos recém-descobertos  pertencente a Richard Hall foi uma carta de sua sobrinha
Ela escreveu em 1800:
"No momento estou sofrendo com dores que já duram 5 semanas. De mal-formação das unhas dos meus pés, ela têm uma tendência a crescer para dentro. Precisei de um cirurgião. Ele cortou meu dedo  quatro vezes e não foi capaz de remover a causa profunda do problema. Assim, estou impedida de fazer qualquer atividade pois meu estado geral de saúde é ruim. .... "


Considerando que o assunto em foco foram as dolorosas unhas encravadas, ela termina sua carta com um gesto simpático dizendo que ela pretende enviar um novo vestido para a mulher de Richard ou a sua filha, e pergunta qual a melhor forma de envio.



Na lista dos 24 livros de "história natural, ciências médicas e físicas de Marie Antoinette", elaborado por Quentin-Bauchart (1886, II, p. 239, No. 49 de Les Femmes Bibliophiles de France), este volume era um dos cinco, ainda em mãos e veio da coleção do Barão Pichon. Esta obra de Nicholas-Laurent Laforest é um dos primeiros clássicos da podologia, esta segunda edição contém um capítulo adicional sobre os cuidados com os pés dos soldados, e também com duas placas gravadas dobráveis ​​que retratam instrumentos podológicos  e várias deformidades dos pés. O livro aborda todos os tipos de queixas podológicas, desde calos, joanetes e verrugas, danos e deformação da unha. O texto é  inteiramente em francês.

Segue link do livro digitalizado pelo Google.


Por Salua Sayegh
Fonte:Blog Mikerendell

Nenhum comentário:

Postar um comentário