segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A atuação do Laser na onicomicose (fungo na unha)



Tire suas dúvidas sobre o tratamento a Laser

Conhecida pelos profissionais da área da saúde como onicomicose, a micose de unha é uma doença causada por fungos que atacam a queratina da unha deixando-a frágil e propensa a deformações. A unha torna-se esteticamente feia e engrossada e, como consequência, há uma queda na qualidade de vida e prejuízo estético que se refletem na autoestima, vaidade e até discriminação social. Geralmente há manchas brancas em parte da unha, associadas a um descolamento do leito ungueal que pode causar infecções secundárias envolvendo a pele adjacente da unha, conhecida popularmente como “unheiro” ou panarício. O diagnóstico é clínico, mas em alguns casos, há necessidade de exame direto e/ou biopsia local.

Por que muitos procuram o Laser Terapêutico? 

O tratamento desta patologia era realizado, até pouco tempo, somente com antifúngicos orais ou tópicos, em forma de solução creme ou esmaltes. Esses medicamentos nem sempre dão o resultado esperado. O tratamento é longo e o índice de desistência é da maioria dos pacientes, ou porque apresentam alguma indisposição ao medicamento, ou porque desejam voltar a ingerir bebidas alcoólicas, o que não é permitido durante o tratamento. Existe também a possibilidade do fungo se tornar resistente à medicação, não tendo mais o efeito esperado. 

Recentemente, este quadro mudou! A onicomicose agora pode ser tratada pelo podólogo rapidamente com o laser terapêutico, aprovado pelo FDA americano, pelos órgãos de saúde de países da Europa e 
também pela ANVISA, no Brasil. E tem se mostrado muito eficaz para este fim. O laser funciona com um feixe de luz focado na unha e na pele ao redor. Esses raios luminosos atuam no local e elevam rapidamente a temperatura da unha e mata os fungos, eliminando-os da unha e da placa ungueal, onde o fungo cresce. Devido ao lento crescimento das unhas, os resultados podem não ser perceptíveis durante os primeiros meses. Para prevenir a micose de unha, o ideal é evitar o máximo possível o contato com água. A umidade e o calor são habitats ideais para o desenvolvimento de infecções fúngicas. 
Troque de meias diariamente. Faça revezamento dos sapatos, deixando cada par descansar por 24 horas após o uso. Evite pisar descalço em saunas e banheiros públicos. Quem tem onicomicose precisa tratar-se porque essa unha infectada pode ser uma porta de entrada para infecções sistêmicas como a erisipela etc. 

Como é transmitida?

A micose de unha pode ser transmitida a terceiros ao compartilharem roupas (meias, por exemplo) e objetos pessoais (como tesouras e lixas). É preciso ainda checar se manicures e pedicures esterilizam corretamente seus equipamentos (através do método autoclave ou com óxido de etileno) antes de utilizá-los no cliente. Mas, para quem já apresenta a doença, o laser é uma alternativa rápida e eficaz de tratamento.

Fonte: (Dr. João Carlos Pereira. SP)


Saiba mais.

Para aumentar a potencialidade do laser, o podólogo também pode utilizar substâncias como o azul de metinelo. O espaço de tempo entre uma sessão e outra varia de cliente para cliente.

O laser sozinho não vai resolver, infelizmente. Ele faz parte do tratamento e acelera o processo de cura.

Apesar de significar um avanço para a cura da patologia, as sessões não excluem a necessidade do acompanhamento médico.

O procedimento é dolorido ou existe contra-indicação ?

O procedimento não oferece perigo para nenhum tipo de cliente, mas existem ressalvas. Não recomendado para pacientes que não tiveram alta de tratamentos de câncer, principalmente o de pele, gestantes e portadores de psoríase.


Agende seu horário, ligue (27) 3042-7444 - Podóloga Salua Sayegh
Rua Ulisses Sarmento, n° 24 sala 507
Ed. Leon Trade Center
Praia do Suá - Vitória/ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário